quinta-feira, 4 de julho de 2013

Minhas (ou melhor, dos meus gatos) caixas de areia

Em resposta a um comentário que postei no blog "Diário de Dois Gatos", uma usuária pediu-me para publicar fotos das caixas de areia que fiz para meus gatos. Aqui vão elas, mas antes uma explicação, para o caso de o assunto interessar ou puder ser útil a mais alguém.

Tenho quatro gatos que, pela ordem de chegada, são: Mingus (o "Bonitão", macho, 5 anos), Mia (a "Fofinha", fêmea, 4 anos), Nica (o "Grude", fêmea, 2 anos e meio) e Kika (o "Tição", fêmea, idade indefinida, foi recolhida das ruas com um sério ferimento na pata dianteira direita: tinha os "dedinhos" amputados e uma única unha restante aponta para cima). Como todo dono vassalo de gatos sabe, o maior, talvez único, problema com eles é encontrar o produto ideal para seus "banheiros". E o produto (a "areia") ideal, no caso, é aquele que absorva ao máximo o odor da urina dos felinos e, de quebra, facilite a limpeza. Pois acho que encontrei o produto ideal: granulado de madeira. Trata-se de serragem de madeira comprimida em forma de pequenos cilindros; quando umedecido pela urina, o granulado dissolve-se e volta à forma de serragem. E seu poder de absorção do cheiro é impressionante! Só quando as caixas ficam sem limpeza durante muitos dias o granulado fica muito úmido o cheiro torna-se perceptível..

No meu caso, fabriquei caixas que permitem "peneirar" o granulado dissolvido, facilitando a limpeza. Cada caixa consiste em duas bandejas plásticas (dessas empregadas em açougues e peixarias e que são facilmente encontradas em lojas de embalagens, de artigos para casa ou mesmo lojas de 1,99), colocadas uma sobre a outra. A bandeja superior tem o seu fundo cortado e nele cola-se uma tela plástica, de malha variando entre 3 a 6 mm (serve qualquer malha entre números 8 a 4, se é que ainda se numeram as malhas de tela como antigamente). O importante é que a malha da tela não seja tão fina a ponto de não permitir da passagem da serragem (isto é, do granulado dissolvido pela umidade) nem tão grossa a ponto de não reter o granulado ainda seco (não dissolvido). Na verdade, a tela não foi colada (é dificílimo colar plástico): com um ferro de soldar, derreti as extremidades da tela até fundi-la com o plástico; depois, sobre essa "solda", passei uma camada de cola quente, apenas para alisar a superfície, não permitindo que a serragem entranhasse e tornando mais fácil a limpeza e higienização da caixa. Para a limpeza diária, simplesmente agito todo o conjunto; o granulado dissolvido desce (é peneirado) para a bandeja inferior, de onde é facílimo removê-lo, e na bandeja superior ficam apenas o cocô e o granulado seco e ainda bom para uso.

Uma das primeiras caixas que fiz. A bandeja inferior não sofre qualquer modificação; a superior tem o fundo cortado e aplicada a tela (no caso, de malha fina, visível à esquerda).

As caixas (no caso, de uma leva posterior, desta vez com tela de malha maior), separadas. Acima, a bandeja superior, com o granulado intacto; abaixo, a bandeja inferior, com o granulado dissolvido.
A bandeja superior, vista de cima. Foram cortados quatro triângulos do fundo da bandeja, deixando um reforço central em forma de "X".

A bandeja superior, vista de baixo, com o reforço central bem visível.

Amostras das malhas das telas utilizadas; pode ser usado qualquer tamanho entre esses apresentados.

Detalhe da união entre a tela e o fundo da bandeja e da cola quente (opcional) aplicada.

O granulado: à esquerda, como fica quando umedecido.
Um efeito colateral interessante desta solução é que a limpeza das caixas fica tão facilitada que não dá trabalho algum fazê-la várias vezes por dia, mantendo-se o banheiro dos bichanos sempre limpinho.

5 comentários:

Cláu disse...

Oi, onde você comprou essas caixas altas? Sabe me dizer se é de frigorífico, qual marca, etc... Gostei e como uso essa areia pretendo fazê-las. Obrigada

Cesar disse...

A caixa alta (da primeira foto) é da marca Super Cron (www.supercron.com.br), de 15 litros, modelo S750. É do tipo utilizado em açougues, peixarias, frigoríficos ou mesmo bares e restaurantes. Aqui em Curitiba eu as comprei numa loja de utilidades (que vende desde tranqueiras de 1,99 uma série de artigos para casa) situada defronte ao Mercado Municipal; infelizmente não lembro o nome. Procure em lojas de utilidades domésticas, lojas de artigos para bares e restaurantes, lojas de embalagens, lojas de artefatos plásticos em geral ou mesmo lojinhas de 1,99. Boa sorte!

Tania Camargo disse...

já vi faz um bom tempo, mas ainda nao agradeci, acho. Super grata, Cesar!!!

Tania Camargo disse...

Esqueci de falar - aqui a Tania, que pediu fotos das suas caixas!

De disse...

Oi Cesar boa noite!
Fiquei maravilhada com sua ideia! Sou De do Rio de Janeiro.
Duas perguntas:
A cada usada dos gatos eles usam o sistema de enterrar suas necessidades. Como é na hora de fazer o ritual deles em relação as unhas das patinha. Não prendem ou pegam na tela que está no fundo?
Não conheço essa ração. Não maxucam as patinhas?
Aguardo sua resposta e parabéns pela criatividade!
Obgda.
Se puder meu e-mail deniseibcnp@gmail.com